Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
AGO
13

Novo Museu do Folclore, no Recinto, está aberto para visitação gratuita todos os dias

Terça, 13/08/2024
Visando movimentar o Recinto do Folclore o ano todo, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, inaugurou novas exposições no prédio do novo Museu do Folclore.

Abertas oficialmente, em um ato simbólico realizado na primeira noite do 60º Festival Nacional do Folclore, as mostras agora ficarão disponíveis para visitação permanente, no Museu, com funcionamento todos os dias, das 9h às 21h. A entrada é gratuita. Durante o FEFOL, mais de 1.200 visitas foram registradas no espaço, inclusive a da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, Marília Marton, além dos grupos que visitaram o espaço para coleta de material.



Entre as salas montadas pela equipe do Turismo e Cultura, estão a remodelação do acervo do antigo Museu de História e Folclore ‘Maria Olimpia’, com peças e objetos transferidos para a nova sede. Além disso, uma exposição fotográfica conta a história do festival com todas as atividades que compõem a festa, incluindo o trabalho da Educação.



Há ainda alas de homenagem ao folclore das cinco regiões brasileiras e também ao folclore de Olímpia, cozinha afetiva e artesanato local, bem como uma ala especial dedicada aos Patronos do Folclore Brasileiro, abordando a temática das lendas. Uma sala especial também foi montada pelo Arquivo Público Municipal, com uma exposição documental que valoriza a importância dos 60 anos do Festival do Folclore de Olímpia para a preservação da cultura brasileira.

Já a grande novidade para a nova concepção do Museu é a parceria inédita da Prefeitura com a Fundação Roberto Marinho, por iniciativa do prefeito Fernando Cunha. O projeto está em sua terceira fase, que será concluída em setembro desse ano, quando serão entregues todos os projetos executivos - realizados pela FRM - para a futura implantação do Museu, no novo edifício no Recinto do Folclore. A implantação, última fase do projeto será iniciada nos próximos meses com a captação de recursos junto a parceiros para produção e montagem da exposição de longa duração, com previsão de abertura do Museu para 2025.



No entanto, os visitantes já podem conferir um spoiler, com um documentário de cerca de 30 minutos produzido pela FRM, contando a história do FEFOL, o maior festival de folclore do país, além de prestar uma homenagem ao professor José Sant’anna, o grande idealizador do festival – esse mesmo filme estará em exibição na sala Caminho de Olímpia no novo Museu. Além do documentário, há na mesma sala um mural ilustrado, do chão ao teto, com imagens e informações sobre os espaços museográficos do futuro Museu do Folclore.

Inaugurado em agosto de 2023, o prédio do Novo Museu do Folclore marca o fortalecimento do rico acervo sobre o folclore que a cidade tem considerado um dos mais completos do mundo. A construção do novo espaço foi executada com recursos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, órgão vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, com investimento de mais de cerca de R$ 1,5 milhão. O projeto do Museu é da arquiteta olimpiense Germana Zanetti (Arquitetura Zanetti e Madi).