Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017 - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
16/08/2016

Foram nove dias que a cidade de Olímpia tornou-se o celeiro do Folclore brasileiro, reunindo grupos de 13 Estados que apresentaram ao público presente um pouco de suas tradições e manifestações, por meio de muita música e dança.

A edição 52ª do Festival do Folclore homenageou o Estado do Espirito Santo através dos grupos Cia Andora, da Universidade Federal, e da Banda de Congo, da cidade de Serra. O público pode aprender sobre as manifestações capixabas como o Boi Pintadinho, o Jongo, o Ticumbi entre outras.

“Foi uma emoção muito grande vermos o nosso Estado representado neste palco. Esta homenagem intensificou a preservação de nosso trabalho por meio da dança, ressaltando a importância do folclore e da tradição da cultura capixaba, bem como de todos os Estados aqui representados por seus grupos. Só podemos afirmar que foi uma experiência enriquecedora e imensurável”, destacou a coordenadora do Andora, a professora de Educação Física, Cecilia Nunes.

Mais de 70 mil pessoas passaram pelo Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, participando desde as apresentações no palco principal, como do Minifestival, das Gincanas de Brinquedos, da Praça de Alimentação e da Vila Brasil.

Para a Comissão Organizadora 2016 o evento foi concluído com sucesso. “O Festival é uma colcha de retalhos onde diversas pessoas fazem parte, desde as diretrizes a serem seguidas, bem como toda a equipe operacional que coloca a mão na massa para que tudo caminhe e se concretize nestes nove dias de festa. São inúmeras dificuldades, porém mais um ano conseguimos realizar este lindo festival, nossa festa maior, para todo o público que prestigiou”, destacou Flávio Santos, presidente da Comissão. Mesmo com as dificuldades financeiras que o Brasil enfrenta atualmente, o número de visitantes se manteve e a quantidade de barracas de alimentação teve aumento.

Outro ponto que teve um grande destaque foi o número de internautas que prestigiaram o evento através da transmissão. “Tivemos noites com picos de mais de 6 mil pessoas assistindo, isso prova que a cultura e a tradição do folclore ainda tem sim admiradores nestes tempos tecnológicos”, disse o Secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Caio Longhi.

No domingo, 14 de agosto, foi realizada a cerimônia de encerramento com o anúncio do Estado que será homenageado em 2017, o Ceará. “Este é um momento de emoção à flor da pele, são seis anos que lutamos muito para participar deste Festival e o reconhecimento veio através deste convite. Foram dias de muita ansiedade para guardar apenas para mim e não compartilhar com meu grupo, e hoje no anúncio vimos a surpresa e as lágrimas que nos emocionaram. Em 2017 traremos todo o Ceará para Olímpia, vamos mostrar a totalidade de nossa cultura, nossa tradição. Me orgulho de vir de uma comunidade rural e poder representar meu Estado, minha terra da luz”, endossou o coordenador da Associação Cultural Maria Bonita, Luis Teixeira.

“Encerramos nossa colcha de retalhos com a sensação de dever cumprido”, finalizou o Presidente Flávio. Após a apresentação dos grupos que ainda estavam em Olímpia, foi realizada a tradicional queima de fogos.

De 5 a 13 de agosto de 2017, Olímpia sediará o 53º Festival do Folclore de Olímpia, Jubileu de Caju, homenageando o Estado do Ceará. O Brasil, novamente, se encontrará aqui.
Mais Notícias
08/06/2017 :
Licitação para espaços no Festival de Folclore dará oportunidade para todos
08/06/2017 :
Festival do Folclore terá opções de marcas de bebidas e preços acessíveis
01/06/2017 :
Vila Brasil continuará sendo sucesso no Folclore, afirma secretária
31/05/2017 :
Festival do Folclore abre inscrições para concurso da rainha e princesas
25/05/2017 :
Semana de Museus encanta público com apresentações culturais
Outras Notícias 

 

 

 

53ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça