Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Mais quatro grupos confirmam vinda para o 52º FEFOL - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Mais quatro grupos confirmam vinda para o 52º FEFOL
17/06/2016

A Comissão Organizadora do 52º Festival do Folclore de Olímpia, que será realizado entre os dias 06 e 14 de agosto de 2016 em Olímpia, confirmou nesta sexta, 17 de junho, mais quatro grupos confirmados para participarem da edição.

De Mauá, Estado de São Paulo, o Grupo Samba Lenço, já tradicional nos festivais volta a marcar presença. É um grupo folclórico com mais de 50 anos de atividades, de origem afro vinda das áreas rurais, onde seus componentes dançam em louvor a São Benedito, sendo sua dança a única apresentada no país.


De Minas Gerais, o Grêmio Cultural e Social Arraiá São Mateus de Belo Horizonte trará as quadrilhas juninas, retratando uma importante manifestação cultural brasileira.


Do Paraná, o Grupo Universitário de Danças Parafolclóricas Fogança, que é desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura também confirmou presença para mais uma edição do FEFOL. O grupo é coordenado, pela professora Sueli Alves de Souza, responsável pelas pesquisas e coreografias. Busca preservar e difundir as danças e os folguedos brasileiros.


E do Ceará, A Associação Cultural do Sítio Logradouro – Grupo Maria Bonita, representará seu Estado com as danças do nordeste brasileiro.


Além dos acima citados, já confirmamos na semana anterior do Estado de São Paulo, o Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo da zona rural de Ribeirão Grande e Capão Bonito.  De Minas Gerais o Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás. Do Mato Grosso o Grupo Parafolclórico Vitória Régia. Do Rio Grande do Sul, a Invernada Artística do Centro de Tradições Gaúchas Fagundes dos Reis. E do Espirito Santo, a Cia de Dança Andora da UFES, também denominada Grupo Parafolclórico Andora, homenageado em 2016.

Segundo a Comissão, mais grupos do Espirito Santo aguardam confirmação, bem como de outros Estados. “São inúmeras questões que precisam ser negociadas, como custos, afinal estamos num ano de crise, viabilização, apoios e a hospedagem em Olímpia, pois não podemos contar com todas as escolas estaduais. Assim, conforme forem efetivamente fechadas as participações iremos divulgando”, endossou o Secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Caio Longhi.

O Festival

Completando seu Jubileu de Lírio no ano de 2016, o Fefol atinge sua 52ª edição homenageando o Estado do Espirito Santo. Trazendo para o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” cerca de 30 grupos de todo país, além dos grupos olimpienses.

A Praça de Alimentação conta com diversas barracas com comércio de comidas típicas e as comidas folclóricas. O evento ainda possui estrutura de estacionamento, parque de diversões, comércio e venda de artesanatos regionais.

As atrações

Durante todas as noites de 06 a 14 de agosto, a partir das 20 horas, acontecem apresentações dos grupos participantes no palco principal no Recinto.

No domingo, 07 de agosto, às 10 horas acontece a tradicional Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de São João Batista.

De segunda a sexta, 08 a 12 de agosto, acontecem a partir das 9 horas a Gincana de Brinquedos Tradicionais, e a partir das 14 horas no Recinto, no Mini Festival, apresentação dos projetos escolares municipais em integração com os grupos participantes do FEFOL.

De segunda a sexta, 08 a 12 de agosto, também acontecem no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” integrações dos grupos com o público presente, sempre às 10 horas.

No espaço Vila Brasil, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade de Olímpia, temos uma vila com construções de cada Estado que foi homenageado pelo FEFOL, com a Casa de Taipa do Rio Grande do Norte, O Galpão Crioulo do Rio Grande do Sul, a Casa do Caipira e o Curral de São Paulo, bom como o Coreto e a Igreja dos Santos Reis Magos. Neste local são comercializados quitutes tradicionais da culinária caipira durante todo o dia, além de comercio de cachaças, temperos e apresentações de violeiros de Olímpia e região com inicio às 19 horas.

 

Mais informações: www.folcloreolimpia.com.br

www.facebook.com/festivaldofolcloredeolimpia

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça