Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Mamulengo da Folia se apresenta dia 20 de março na Casa de Cultura - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Mamulengo da Folia se apresenta dia 20 de março na Casa de Cultura
03/02/2015

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, traz à Olímpia no dia 20 de março na Casa de Cultura, o teatro popular Mamulengo da Folia direcionado aos alunos das escolas municipais em preparação aos festejos do 51º Festival de Folclore, que em 2015 homenageia o Estado do Pernambuco.


O Mamulengo da Folia é um teatro popular despojado e apresentado dentro de uma barraca onde fica o mamulengueiro com sua mala de bonecos, e os movimenta com o cuidado de ocultar sempre seus braços e mãos.

De acordo com o criador do Mamulengo, Danilo Cavalcante, trata-se de um teatro de crítica social. “Sucedem-se durante o espetáculo as sátiras, as paródias, as situações que levam o público ao paroxismo do riso. Esta é a principal meta do mamulengueiro, deflagrar o riso entre a assistência, mantendo o público preso ao espetáculo o tempo todo”.

Danilo nasceu no sítio de Taruassu, município de Canhotinho no Estado de Pernambuco e destaca-se revitalização do teatro de mamulengo voltado para a educação. Em 2007, seu projeto ‘Mamulengo na Escola’ foi contemplado com o prêmio ‘Culturas Populares Mestre Duda - 100 anos de frevo’.


O espetáculo apresentando em Olímpia será ‘A folia no terreiro de seu Mane’, onde os personagens que aparecem pra esta festa são, muitos deles, clássicos da cultura popular e outros guardam parentesco próximo com a comédia Dell`Arte. Outros entram ao som e sabor do improviso em cada lugar onde o brincante se instala e a brincadeira se faz tratando do particular que se universaliza na identificação com o público que aprecia e brinca. 

“Este evento trará para as crianças do município contato direto com as artes cênicas. Difundindo a cultura popular brasileira trazida pelo artista pernambucano, uma ótima oportunidade de conhecer um pouco do estado homenageado no Festival deste ano”, disse o Diretor de Cultura, Caio Longhi.

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça