Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
51º Festival do Folclore poderá sediar Congresso em parceira com UNICAMP e UEG - Festival do Folclore - Olímpia-SP
51º Festival do Folclore poderá sediar Congresso em parceira com UNICAMP e UEG
28/01/2015

O Secretário de Cultura, Esportes e Lazer Guto Zanette, reuniu-se com o Diretor de Relações Internacionais da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Gilson Shcarnik, na cidade de Anápolis – GO, onde em pauta discutiram-se as possibilidades de parceria entre a UEG e a cidade de Olímpia, para a realização de um Congresso de Estudos dos temas ligados ao folclore durante a realização do 51º Festival do Folclore de Olímpia, que ocorrerá no período de 7 a 16 de agosto de 2015.


Atualmente, durante a realização do FEFOL é promovido pela Secretaria de Educação o Seminário de Estudos, e no ano de 2014 foi realizado o I Círculo de Palestras em Etnomusicologia: o Folclore na Modernidade, em parceria com o Grupo de Pesquisas Antropologia do Som, do Instituto de Artes da UNICAMP e da Associação de Defesa do Folclore, de Olímpia. O Círculo de Palestras teve como coordenador o Etnomusicólogo olimpiense Estêvão Amaro dos Reis, do Instituto de Artes da Unicamp e contou com a participação de pesquisadores da USP, UNICAMP, PUCAMP e UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei.

Para 2015, a concretização da parceria entre Olímpia, o Instituto de Artes da UNICAMP, através do Grupo de Pesquisas Antropologia do Som e a Universidade Estadual de Goiás, ampliará substancialmente os debates acerca dos temas do folclore de maneira geral e, especificamente, a sua relação com o turismo, como assinalou o Secretário Guto Zanette: “o congresso tem por objetivo debater os temas relacionados ao folclore e ao turismo cultural, com a finalidade de desenvolver estratégias de atuação para o desenvolvimento do turismo sustentável em nossa cidade. Ao atrair pesquisadores e profissionais interessados nos temas da cultura popular e do folclore, buscamos inserir Olímpia em um polo com grande potencial para a pesquisa acadêmica”.

Segundo Guto Zanette, “existe um projeto aguardando aprovação pelo PROAC direcionado apenas para o investimento no Congresso de Estudos a realizar-se durante o FEFOL. Desse modo, poderemos elevar o nível da discussão e difusão da cultura popular, proposta inicial do Professor Sant’anna, mantendo vivos o interesse e os debates acerca do folclore”.


O Secretário foi acompanhado do Etnomusicólogo Estêvão Amaro dos Reis do Instituto de Artes da UNICAMP e do consultor Luciano Pereira, da LP Consultoria em Marketing, especializada em captação de recursos e produção de eventos culturais. A visita se entendeu até a cidade de Pirenópolis, onde foram recepcionados pelo Secretario de Cultura, João Brandão que compartilhou as ações da cidade para difusão e a valorização da cultura popular brasileira.

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça