Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Manifestação do Estado homenageado pelo Fefol em 2015 recebe Titulo de Patrimônio Nacional - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Manifestação do Estado homenageado pelo Fefol em 2015 recebe Titulo de Patrimônio Nacional
03/12/2014

O Maracatu Nação e o Maracatu Baque Solto, expressões culturais e musicais repletas de simbologia, ganharam o título de Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi tomada por unanimidade durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do IPHAN, na manhã de quarta-feira, 3 de dezembro, em Brasília.

A 51ª edição do Festival do Folclore de Olímpia terá como Estado homenageado o Pernambuco, berço do Maracatu, que estará presente na festa através das manifestações e danças.

“Foi com grande alegria que recebemos esta noticia. É um reconhecimento merecido, pois as manifestações do Pernambuco são repletas de contexto histórico. Veremos no Festival de Olímpia de 2015 uma cultura riquíssima, homenageando o estado”, disse o Diretor de Cultura, Caio Longhi.

O Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, apresenta conjunto musical percussivo e um cortejo real que sai as ruas durante o carnaval. No cortejo, há rei, rainha e outros personagens como baianas e orixás. Esse maracatu é entendido como forma de expressão que congrega relações comunitárias, compartilhamento de práticas, memória e fortes vínculos com o sagrado.

Já o Maracatu Baque Solto ocorre durante as comemorações do Carnaval e da Páscoa. Compõe-se de dança, música e poesia e está associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata. As apresentações ocorrem na Região Metropolitana do Recife e outras localidades. Os mais antigos maracatus têm sua origem em engenhos por trabalhadores rurais, trabalhadores do canavial, cortadores de cana-de-açúcar, entre fins do século XIX e início do XX. Diferente do Maracatu Nação, o Maracatu Baque Solto é um resultado da fusão de manifestações populares, como Cambindas, Bumba-meu-boi, Cavalo Marinho e Coroação dos Reis Negros. 

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça