Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
O Folclore Brasileiro, tradições e músicas rechearam a grade de Seminários - Festival do Folclore - Olímpia-SP
O Folclore Brasileiro, tradições e músicas rechearam a grade de Seminários
15/08/2014

Durante quatro dias da semana de realização do 50º Festival do Folclore a Secretaria de Educação de Olímpia em parceria com a Coordenadoria dos Festivais promoveram pelas manhãs os Seminários de Estudos e Palestras que discorreram sobre diversos temas pertinentes ao Folclore Brasileiro no Pavilhão Cultural.

“Este evento é sempre constituído de uma série de palestras, ministradas por renomados folclorólogos com o objetivo de ampliar o conhecimento de professores, pesquisadores e estudantes”, disse a Secretária Eliana Bertoncello.

Entre uma palestra e outra, as crianças da Rede Municipal de Ensino apresentaram as danças folclóricas trabalhadas nas culminâncias do Projeto Educacional desenvolvido nas escolas, no 1º bimestre.

Na segunda-feira, 11 tivemos o Grupo Jongo da cidade de Piquete – SP, a palestra “Recriações tradicionais no cenário contemporâneo” da pesquisadora Érica Giesbrecht – Universidade de São Paulo (USP) e “Folclore e Patrimonialização”, com a pesquisadora Alessandra Ribeiro Martins – Pontifícia Universidade Católica (PUC – Campinas). Com a participação da E.E. Doutor Eloy Lopes Ferraz e da EMEB Professora Irma Tereza Soares que apresentaram Quadrilha e Moçambique.

Na terça, 12, a manhã começou com o Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema de Campina Grande – PB, e as palestras “Festivais de Folclore e Encontros de Cultura Popular” do pesquisador Estevão Amaro dos Reis – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e “Folclore e novas tecnologias” com o pesquisador Marcos Edson Cardoso Filho – Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Com a apresentação da EMEB Cidade Imaculada, com as danças Folia de Reis e Balainha.

CTG Estância da Serra de Osório – RS abriu o seminário de quarta, 13. Em seguida os palestrantes José Eduardo Palmieri e José Antônio Machado Buzo do Grupo Municipal de Teatro Amanajé de Bilac – SP discorreram sobre a tradição folclórica de sua cidade. E o advogado olimpiense, Milton Campos, contou sobre seus anos de contribuição ao lado do Professor José Sant’anna nos primeiros anos de realização do Festival do Folclore. Encerrando com a apresentação das EMEB’s Valentina Toazza com a Quadrilha e Professora Vandelice de Oliveira Santos Cudinhoto dançando Termo de Congada – Chapéu de Fitas, e o Coral Vozes da Escola da Secretaria de Educação que encanta a todos por onde se apresenta finalizou a manhã.

Na quinta, 14, foi a vez do Grupo Parafolclórico Vitória Régia de Cáceres – MT. A professora Naita Lisboa Lopes discorreu sobre “As Manifestações Culturais e a Educação” e os olimpienses Capitão José Ferreira do Terno de Congada Chapéu de Fitas, e a professora Maria Aparecida Manzoli com o GODAP. Encerrando com as escolas EMEB Professor Eugênio Zaccarelli que dançaram Catira, Balainha e EMEB Professora Lourice Arutin Sgorlon com Santos Reis e Orgulho Paulista.

“Fechamos o Cinquentenário com a expectativa excedida, novamente os Seminários foram um sucesso e atingiram o objetivo a que se propõe”, finalizou a Coordenadora dos Festivais, Maria Aparecida de Araújo Manzolli.

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça