Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Olímpia é sede do Congresso Nacional IOV Jovem Brasil - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Olímpia é sede do Congresso Nacional IOV Jovem Brasil
13/08/2014

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, foi realizado em Olímpia o 2º Congresso Nacional IOV Jovem Brasil, na Casa da Cultura. A abertura oficial aconteceu no dia 8, na Câmara Municipal, com a presença de George Frandsen, Secretário Mundial da Organização Internacional de Folclore - IOV – Unesco; Guto Zanette, Secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer; Caio Longhi, diretor de cultura, além de autoridades da IOV Brasil e estudantes de diversos estados brasileiros.

Na solenidade, o secretário Guto Zanette, que na oportunidade representou o Prefeito Geninho Zuliani, entregou ao secretário mundial George o Decreto nº 5.784, de 9 de agosto de 2014, que declara de Visitante Ilustre do Município de Olímpia. O grupo Frutos da Terra também realizou a apresentação de danças folclóricas.

De acordo com Daniela Santos, Diretora de Planejamento da Organização Internacional de Folclore - IOV Brasil e Suporte da IOV Internacional Jovem, a IOV é uma organização não governamental que trabalha em prol da cultura. “Nós somos uma das poucas ONG´s que têm relações oficiais com a UNESCO e com a ECOSOC, que é o conselho econômico da ONU. Trabalhamos o intercâmbio cultural, que é o nosso principal trabalho, visando a preservação cultural. Estamos em quase 190 países e conseguimos manter um sólido network entre esses países, conseguindo fazer com que eles conheçam a cultura de ambos, fazendo essa troca cultural entre os grupos de diversos países. A IOV acredita que no momento que você conhece a cultura de um outro país, mesmo o país vizinho ao seu, você está contribuindo com a paz mundial, no sentido de que você conhece, você respeita, você passa a entender. Nesses termos trabalhamos a troca cultural com fins pacíficos, por isso essa relação oficial, quase uma consultoria que a gente presta para UNESCO”, contou Daniela.

No congresso foram discutidos os temas ‘O que a IOV – Organização Internacional de Folclore pode fazer por você, sua cidade e seu país’; “Gestão administrativa de grupos” ‘Linguagem Folclórica – Uma análise interpretativa das danças e das vestimentas tradicionais como forma de expressão’; ‘Danças brasileiras’; ‘Organização sem fins lucrativos: diferentes tipos, administração – Como reconhecer bons líderes’; ‘Contos Populares e suas narrativas’; ‘A relevância da herança cultural na formação do indivíduo e oficina de confecção de estandartes’ e ‘Organização de eventos culturais de pequeno porte: do conteúdo à estrutura’.

“O Congresso é um evento anual. Além dessa troca de experiência, visamos trazer para o Brasil um evento internacional que tem o formato desse Congresso, em agosto de 2014 na cidade de Olímpia, que envolverá mais de 37 países. Com isso, vamos conseguir com que jovens de várias partes do mundo troquem experiências culturais individuais, integrando com a população e grupos folclóricos locais, com todos os quesitos culturais como artesanato, danças, vestimentas, comida, dentre outros e discutir como eles podem continuar com a comunicação depois de um congresso. Hoje em dia a mídia tem nos aproximado bastante, então fazemos moldes para que haja uma integração pacífica entre 37 países respeitando a particularidade de todos. Nesse Congresso Nacional recebemos pessoas de Pelotas (RS), Montes Claros (MG), Brasília, São Paulo. São jovens até 35 anos que vem realmente para poder fazer essa troca de experiências”, contou Daniela.

VISITA

Na sexta-feira, dia 8 de agosto, o Prefeito Geninho Zuliani recebeu em seu gabinete Daniela Santos, Diretora de Planejamento da IOV Brasil e Suporte da IOV Internacional Jovem e Thiago Amorim, da UFPel, de Pelotas (RS), acompanhados de Davi Mendes, Secretário da IOV Brasil no Estado de São Paulo. Na oportunidade, os representantes da IOV apresentaram a instituição ao Prefeito.

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça