Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Cinquentenário do Festival do Folclore surpreende a todos com a cultura paulista - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Cinquentenário do Festival do Folclore surpreende a todos com a cultura paulista
11/08/2014

Na noite de sábado, 9 de agosto, o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas “Professor José Sant’anna” recebeu a grandiosa abertura dos 50 anos do Festival do Folclore de Olímpia que homenageia o Estado de São Paulo em 2014.

Com a realização da Secretaria da Educação, a abertura oficial contou com o apoio do Tiro de Guerra 02-025, dos professores e autoridades durante o hasteamento das bandeiras e a entoação dos Hinos Nacional e de Olímpia.

Em seguida, cerca de 200 alunos da Rede Municipal de Ensino mostraram danças e folguedos paulistas ao som de músicas tradicionais do folclore do estado. Encerrando com a participação dos Grupos de Folias de Reis, Moçambique e o Terno de Congada Chapéu de Fitas, homenageado através do Símbolo do Cinquentenário, a tradicional indumentária do grupo.

“É importante ressaltar que estamos homenageando o Estado de São Paulo e escolhemos um símbolo originalmente olimpiense, do Terno Chapéu de Fitas para nos representar, com orgulho de ser paulista e de ser olimpiense”, disse o Secretário de Cultura, Guto Zanette. Ele agradeceu a Secretária de Educação, Eliana Bertoncello Monteiro pelo apoio e total parceria para realização da abertura pelos alunos, familiares e professores que colaboraram, levando a cultura, a essência e o ideal do Professor Sant’anna. E finalizou dizendo: “Sem o apoio incondicional do Prefeito Geninho e a participação do público que nos prestigia esta festa não aconteceria”.

“Nós vimos aqui hoje um show do Wadão Marques em conjunto com a apresentação das escolas. A minha palavra é de gratidão, por que se não fossem estas pessoas que contribuíram até hoje para a realização desta festa, ela não estaria se realizando”, disse o Diretor de Turismo, Paulo Duarte, que também é Presidente da Comissão Organizadora do 50º Festival do Folclore de Olímpia.

A Secretária Eliana destacou que a abertura resulta de um conjunto de ações, permissão de familiares, a vontade dos alunos, a coordenação de professores, diretores, coordenadores e supervisores de ensino, além do Fundo Social que ajudou na confecção das roupas das crianças.

A Coordenadora dos Festivais, Maria Aparecida de Araújo Manzolli, muito emocionada, usou o folclore baiano para fazer seu discurso. “O Boi de Reis quando é morto na Bahia tem suas partes distribuídas para as autoridades, então hoje irei distribuir este Festival”, endossou. “50 anos é uma longa caminhada de ritmos, sons e cores, aqui chegamos pela fé porque confiamos em Deus. Só estamos aqui porque um jovem inteligente, persistente, batalhador, sonhou e criou este Festival, porém não o fez sozinho, sua família e seus amigos professores acreditaram no sonho e o apoiaram, José Sant’anna à você dedico o ouro deste Festival. A todos vocês que durantes estes 50 anos conduziram com amor, carinho e dedicação a honra deste momento. À você Prefeito Geninho pelo apoio e incentivo. Obrigada à Primeira Dama por cuidar da minha menina dos olhos, a Vila Brasil, através do Fundo Social de Solidariedade. Ao Secretário Guto Zanette e toda a sua equipe, e a professora Eliana e a equipe da Educação. Aos grupos que vieram do Pará ao Rio Grande do Sul eu dedico este Festival. A você meu Godap, a minha família, que tem uma historia e caminhada de 47 anos nestes Festivais, vida longa GODAP. Ao Sr. Celinho e ao Tony Boy que foram embora antes do combinado para cantar no ceú”, e finalizou puxando um grito, o orgulho de ser paulista!

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça