Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Memorial Interativo Virtual de Olímpia é lançado no 50º Festival de Folclore - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Memorial Interativo Virtual de Olímpia é lançado no 50º Festival de Folclore
11/08/2014

Com o principal objetivo de preservar e difundir a história da cidade de Olímpia, foi lançado no dia 09 de agosto, na abertura do 50º Festival de Folclore, o MIVO – Memorial Interativo Virtual de Olímpia.

O MIVO é um site disponível na Internet, com acesso livre. Nesta nova era da tecnologia das informações é possível inovar, rever e reconstruir modelos considerados de certa forma obsoletos, como é o caso dos memoriais e museus. Os museus e memoriais virtuais representam hoje uma nova ferramenta de pesquisa, de ampliação de visitação, de divulgação de acervos, através de uma linguagem mais acessível, dinâmica e em constante atualização.

A digitalização de documentos e fotos permite que os mesmos sejam eternizados, antes que sofram os desgastes naturais do tempo e das condições de preservação.

A interatividade do MIVO será garantida pela possibilidade de as pessoas poderem enviar documentos particulares, que tenham relação com a história de Olímpia, seja no formato de fotos, vídeos ou outras mídias, assim como poder ajudar na identificação de fatos, fotos, documentos que não tenham o seu registro completo. E, contribuir na inserção de informações relevantes nos textos que contarão as diversas histórias e fatos da cidade.

O MIVO – Memorial Interativo Virtual de Olímpia foi construído a partir de uma plataforma que permita esta interatividade e a disponibilidade de um acervo ilimitado, pois o objetivo do mesmo é atualizar constantemente a história da cidade a partir de fatos que forem ocorrendo na atualidade.

O MIVO foi idealizado pelo Sr. Mário Montini, advogado e atual Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, a partir de seu acervo pessoal de fotos e documentos, o qual está sendo gradativamente disponibilizado no site. A principal motivação deste projeto, nas suas próprias palavras, deve-se ao fato de que “Não faz sentido perdermos as experiências da vida lavradas no tempo por nossos antepassados e nossos contemporâneos, sendo justo reverenciarmos os registros desses momentos da história”.

Para viabilizar este projeto, Mário Montini conta com o trabalho voluntário de outras duas olimpienses apaixonadas pela história da sua terra natal, Luzia Contim e Cristina Prado. A criação da logomarca, design gráfico e criação do site foram desenvolvidos por Alexandre Bergamasco (Camaleão Publicidade) e Fabrício Moreira (Fafá Informática).

O Memorial está disponível no site www.mivo.com.br e sua estrutura inicial aborda temas como História, Urbanização, Vida Social, Folclore, Economia, Vida Escolar e Vida Esportiva, mostrados através de fotos e, futuramente, documentos, vídeos e outras mídias. Através do site, a comunidade poderá interagir enviando material e inserindo informações complementares no material publicado.

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça