Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Lideranças Regionais do SISEM-SP reuniram-se na Casa de Cultura - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Lideranças Regionais do SISEM-SP reuniram-se na Casa de Cultura
07/08/2014

Durante toda a quinta-feira, 07 de agosto, as lideranças regionais membros do SISEM/SP – Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo participaram de duas etapas de capacitação na Casa de Cultura, com representantes de Barretos, Colina, Mirassol e Olímpia.

Raquel Milagres de Matos, Representante Regional da 13º RA Barretos do SISEM destacou que a primeira parte do encontro é a reunião regional. “Convocamos os municípios participantes da região para articularmos no quesito museus. Buscamos ver qual é a necessidades dos municípios, trazendo oficinas, capacitações para que os museus possam se desenvolver”, disse.

“Estes encontros são justamente para acontecer o intercâmbio entre as lideranças da nossa região, para que juntos possamos buscar através do SISEM ajuda e fomento para estes museus”, disse Cristian Assis, Coordenador do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” e Delegado Regional de Cultura do Estado de São Paulo.

Segundo Raquel esta reunião é uma consolidação da importância de Olímpia no cenário cultural brasileiro, sendo realizada na iminência da abertura do 50º Festival do Folclore de Olímpia. “Divulgar nossa cultura é importante, assim todas as oportunidades para que ela possa ser vista é válida, trazendo as cidades da região para terem o conhecimento desta festa tão grandiosa e que o Museu de Olímpia ainda resiste”.

Numa segunda etapa, a Supervisora de Acervo do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Patrícia Lira, discorreu sobre técnicas e maneiras de manuseio, manutenção e preservação de acervo fotográficos em movimento. “Temos este projeto há quatro anos e percorremos muitas cidades do Estado de São Paulo, levando informação para as cidades afastadas dos grandes centros museológicos. A ideia é a troca de experiência com a informação acumulada ao longo dos anos. Mostrando a maneira correta de preservar a história”.

“Temos um grande acervo no Museu de Olímpia com imagens de gravações e fitas dos Festivais do Folclore, tornando-se a oficina de suma importância para os colaboradores olimpienses terem conhecimento da forma correta de manuseio e arquivo para melhor manutenção desta história”, endossou Cristian.

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça