Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Festival receberá Ciclo de Palestras em Etnomusicologia - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Festival receberá Ciclo de Palestras em Etnomusicologia
28/07/2014

“Os Festivais de Folclore e os Encontros de Cultura Popular representam na atualidade um tipo de evento que está alterando significativamente a função e a forma de atuação das manifestações folclóricas brasileiras. No mundo contemporâneo estes eventos suprem, em certa medida, a escassez dos espaços de performance dos grupos folclóricos, provocada pelo desaparecimento gradual dos contextos tradicionais destas manifestações. No Brasil, os Festivais de Folclore e os eventos de natureza folclórica em geral, nascem inspirados pelas pesquisas dos primeiros folcloristas. Estes estudos pioneiros estavam centrados na busca por uma identidade nacional, o que fez com que o foco se concentrasse no “objeto folclórico” em detrimento de toda a diversidade sociocultural que o conforma e o determina. Ao desconsiderar os atores sociais envolvidos, este tipo de enfoque fez com que o termo folclore adquirisse uma conotação pejorativa, estendendo-se posteriormente aos Festivais de Folclore e aos Encontros de Cultura Popular”, disse o coordenador do evento Estevão Amaro dos Reis, um dos palestrantes e defensores do ciclo.

“Neste sentido, qual o papel dos Festivais de Folclore e Encontros de Cultura Popular no mundo contemporâneo? Em busca de respostas para esta questão, convidamos a todos para o Ciclo de Palestras em Etnomusicologia: o Folclore na Modernidade”, afirma.

O Círculo de Palestras em Etnomusicologia é um evento realizado pela Coordenadoria dos Festivais do Folclore de Olímpia em parceria com o grupo de pesquisa Antropologia do Som do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Olímpia através das Secretarias de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer e de Educação.

Acontecerá no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas “Professor José Sant´anna” no espaço do Pavilhão Cultural, nos dias 11 e 12 de agosto de 2014, das 08:00 às 12:00 horas.

Programação

Dia 11

Recriações tradicionais no cenário contemporâneo. Palestrante: Érica Giesbrecht – Universidade de São Paulo (USP).

Folclore e Patrimonialização. Palestrante: Alessandra Ribeiro Martins – Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas).

Dia 12

Festivais de Folclore e Encontros de Cultura Popular. Palestrante: Estêvão Amaro dos Reis – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Folclore e novas tecnologias. Palestrante: Marcos Edson Cardoso Filho – Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça