Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Assembleia aprova projeto que torna Olímpia em Estância Turística - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Assembleia aprova projeto que torna Olímpia em Estância Turística
07/07/2014

Foi aprovado na noite da última quinta-feira, dia 3 de julho, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o projeto de lei que transforma Olímpia em Estância Turística. O projeto foi assinado pelo Governador Geraldo Alckmin, quando esteve em Olímpia, no dia 22 de novembro de 2013. Na oportunidade o Governador Alckimin afirmou que “é um reconhecimento para a cidade de Olímpia que há meio século desenvolve trabalhos com arte, dança e história preservando a cultura popular. Olímpia é uma cidade turística por excelência. O Folclore completa meio século, 50 anos, fazendo a cidade Capital do Folclore. Está longe de praia, é obvio que o turismo vai crescer com exploração destas águas termais, gerando emprego e alavancando o crescimento da cidade”, ressaltou o governador.


O Estado de São Paulo possui 67 municípios considerados estâncias por lei. Na noite de quinta-feira, além de Olímpia, as cidades de Brotas e Guaratinguetá também se transformaram em Estância Turística, totalizando assim 70 estâncias. Com isso, os municípios passam a receber verbas do DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, que deverão ser aplicadas em obras de infraestrutura para melhor atender aos olimpienses e turistas. Olímpia receberá aproximadamente R$ 3 milhões para os investimentos.


Na manhã de sexta-feira, dia 4 de julho, foi realizada no Gabinete Executivo, uma cerimônia com a presença do deputado Estadual Itamar Borges, um dos idealizadores do projeto, para anunciar oficialmente Olímpia como Estância Turística. Estiveram presentes, além do deputado, o Prefeito Geninho Zuliani; o Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social, Gustavo Pimenta; Benito Benati, presidente do Thermas dos Laranjais; os vereadores Beto Putini, presidente da Câmara, Cristina Reale, Leonardo Simões, Marcão do Gazeta e Salata; secretários municipais, entre eles Guto Zanette, Secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer; os empresários Ronald Remondi e Carlinhos Savian; Alessandro Montanhani e Élcio Pompeo, da Associação de Hotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes; Convention Bureau; além de convidados e autoridades.


O Prefeito Geninho Zuliani, muito emocionado, disse do momento histórico. “Hoje é um dia muito especial para a cidade, é uma luta que nós não podemos cometer injustiças. Desde a primeira década do ano 2000 já existia o deputado Said Murad, primeiro deputado estadual a apresentar o projeto o título de Estancia Turística para Olímpia. Por incompetência da Prefeitura Municipal nós não conseguimos entregar os documentos para o DADE e foi arquivado o processo. Olímpia era para ter virado estância junto com Santa Fé do Sul e outras cidades. Depois passou por uma reformulação, outros deputados entraram com o projeto, mas ai tudo já estava travado. Foi quando em 2011, na visita do Governador Geraldo Alckmin a Olímpia, no Festival do Folclore, junto com o deputado Itamar, nós convencemos o governador que as regras estavam injustas. E foi ali que o Governador pediu para o deputado Itamar e para outros deputados uma mudança, para que nós corrigíssemos as injustas e a partir dai um novo processo de classificação das estâncias. Por fim, no início desse mandato, há quatro anos, o deputado Itamar protocolou novamente. Hoje como deputado representa muito bem, como deputado estadual mais votado de Olímpia na última eleição, tem feito tudo que ele fez por Santa Fé do Sul com mesmo carinho pela nossa cidade de Olímpia. Então fica aqui nosso grande agradecimento pela tua força, dedicação, foram centenas de audiência, mensagens, ligações, visitas, com presença na Assembleia, e a gente fica muito feliz porque é um trabalho que se consolida. Agradeço também ao Benito Beneti, porque não teríamos turismo em Olímpia sem o Thermas do Laranjais. Hoje é um dia de muita alegria, agradecemos ao deputado Itamar Borges e ao governador Geraldo Alckmin, deixo aqui registrada minha gratidão”, afirmou Geninho Zuliani.


O deputado Itamar Borges, um dos idealizadores do projeto, falou sobre o projeto. “O Geninho teve sim o meu trabalho, teve minha luta e o empenho do Rodrigo Garcia, mas se o Prefeito de Olímpia não fosse o Geninho, hoje Olímpia não teria esse projeto aprovado de Estância Turística. Portanto, o Geninho é o responsável, eu fui um instrumento, mas o deputado não consegue realizar o seu trabalho se não tiver um líder e o Geninho foi o líder desse processo, como eu fui um instrumento junto com ele e outros prefeitos, e tantas outras coisas que você liderou, você é um prefeito que abraça a cidade e o povo e vê o quanto beneficio regional também comtempla sua cidade, as rodovias, enfim quantas lutas você tem trazido para a cidade. Tudo isso fez com que eu acreditasse que a gente chegasse no dia de hoje. Portanto Geninho, se alguém tem que comemorar é o povo de Olímpia, mas se alguém merece as homenagens, honrarias e reconhecimento é você Prefeito, que enquanto eu fazia meu papel de deputado, você fazia os outros caminhos. Nada se comparará aos benefícios e aos recursos de Estância Turística. Neste momento Olímpia está sendo refundada, a sua história está sendo retomada e transformada em um novo marco e um novo momento para todos os olimpienses”, concluiu Itamar Borges.


Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça