Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Olímpia em festa no Cartaz do 50º Festival do Folclore lançado no Museu - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Olímpia em festa no Cartaz do 50º Festival do Folclore lançado no Museu
10/06/2014

Na noite de sexta-feira, 06 de junho, foi lançado oficialmente no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” o cartaz do 50º Festival do Folclore, que acontecerá entre os dias 9 e 17 de agosto, e do 30º Mini Festival que acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto. O evento contou com a presença do Prefeito Geninho Zuliani acompanhado da esposa Ana Claudia; do Secretario de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, Guto Zanette; da Secretária de Educação, Eliana Bertoncello; do Diretor de Cultura, Caio Longhi; do Coordenador do Museu, Cristian Assis; da Coordenadora dos Festivais, Cidinha Manzolli, dos vereadores Luiz Salata e Cristina Reale; e dos Secretários Municipais, Sandra Lima (administração), Cleber Cizotto (finanças), Silvia Forti (saúde).

O Fundo Social de Solidariedade foi responsável pelo ‘Coquetel Caipira’ servido aos convidados. “Estamos felizes por esta parceria com a Secretaria de Cultura, este ano estaremos novamente com a Casa do Caipira durante o Festival, oferecendo nossos produtos que são fonte de arrecadação para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Fundo”, disse a presidente Ana Claudia, que destacou que os produtos também são vendidos durante a semana na sede do FSS na Rua São João, nº 122.

“Pela 1° vez na história do Festival do Folclore de Olímpia uma das principais ações desenvolvidas durante a semana possui um cartaz próprio que surgiu através de ação conjunta da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer e da Secretaria da Educação”, disse o Guto Zanette. Durante o primeiro semestre do ano letivo as crianças dos 4° e 5°anos da rede púbica municipal de ensino participaram de um concurso de desenho e artes, no qual o desenho vencedor do concurso está estampando o cartaz próprio do Mini Festival que neste ano completa sua 30° edição.

A aluna Nicolly Duran, de 9 anos, da EMEB Zenaide Rugai Fonseca vencedora do concurso além da homenagem de estampar o primeiro cartaz do Mini Festival também recebeu um Tablet de Presente da Secretaria de Cultura. “Não há uma cidade com um Festival de Folclore como o que é realizado em Olímpia, por isso é um desafio mantermos a tradição, não fazemos como o Professor Sant’anna fazia, mas temos que honrar o seu nome, levamos o Folclore para a escola e nesta parceria mostramos que lutamos pelo seu ideal, que temos a alma folclórica, encerrando no Museu que era sua casa”.

Em seguida foi mostrado o Cartaz do 50° Festival do Folclore de que em 2014 homenageia o Estado de São Paulo, fazendo alusão à cidade em festa, já, que comemora 50 anos da festa criada pelo professor José Sant’anna como um projeto escolar.  “No Cartaz do Cinquentenário são retratados todos os cartazes publicados nos 50 anos de festa, além de prestar homenagem ao Grupo Folclórico e de Cultura Tradicional “Terno de Congada Chapéu de Fitas” do Mestre José Ferreira, que completa 40 anos de existência em 2014, como símbolo master da festa, criado pelo Artista Plástico e Diretor do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, Cristian Daniel Assis”, disse Guto Zanette.

O Tema principal do Jubileu de Ouro é “Orgulho de Ser Paulista”, fragmento da música “Orgulho Paulista” de autoria dos músicos Marcio Diniz e Antônio Carlos da Silva, mais conhecido como “Tony Boy”, e utilizada pelo Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas Cidade Menina Moça - “Godap” como parte de seu repertorio musical.

“O que temos que comemorar destes 50 anos é a iniciativa do Professor Sant’anna e sua perpetuação por todos os folcloristas e seguidores dele, dentre elas a Coordenadora dos Festivias, Cidinha Manzolli. Este é um marco, o Folclore chegou na sua 50ª edição e chegará na 100ª por que a tradição é muito importante. Somos a única cidade do país com recinto próprio para a festividade e um Museu especifico sobre o tema, também temos o reconhecimento da Comissão de Cultura e em breve teremos o reconhecimento de Capital do Folclore”, disse o Prefeito Geninho Zuliani.

Assim como no 26º Festival que aconteceu o show do cantor Almir Sater, no 27º a apresentação de Pena Branca e Xavantinho, e no 28º show dos Demônios da Garoa, na 50ª edição acontecerão os shows de Renato Teixeira no dia 09 de agosto, abertura do Festival e no dia 15, Almir Sater volta a Olímpia para os festejos do Cinquentenário. “São shows culturais, ligados à tradição popular brasileira, que simbolizam bem o Folclore e oferecem um diferencial para a população e turistas”, finalizou Geninho. “Estamos otimistas e temos certeza que vamos realizar uma grande comemoração”.

 
 
Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça