Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Comemorações do 50ª Festival do Folclore: O que é Folclore? - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Comemorações do 50ª Festival do Folclore: O que é Folclore?
27/03/2014

 palavra folclore apareceu, pela primeira vez, ao mundo culto, na revista londrina “The Atheneum”, nº 982, datada de 22 de agosto de 1846, numa carta escrita pelo arqueólogo inglês William John Thoms, sob o pseudônimo de Ambrose Merton, para designar a sabedoria do povo (Folk-lore).

A palavra povo (em inglês Folk) na concepção do folclore é a gente que, ainda, de várias raças, possui um estilo de vida comum e habita um mesmo território e principalmente é a gente que pertence às camadas menos favorecidas, econômica, social e culturalmente, da sociedade.

E sabedoria (lore) do povo, é tudo quanto o povo faz, pensa e sente. É a cultura do povo, variável em suas manifestações. Exemplo de que essa sabedoria não é uniforme, portanto variável, é que sofre o impacto das heranças étnicas transmitidas pelas gerações anteriores  e das influências do meio.

O Folclore, sendo a sabedoria do povo, a cultura do povo, compreende seus mitos e lendas, seus contos e encantamentos, seus gestos, seus instrumentos, suas festas tradicionais, suas  crenças e crendices, suas magias e superstições, sua medicina, seus rezadores, seus benzedores e suas orações, seus brinquedos e jogos, suas artes e artesanatos, bem como todos os campos da vida humana.

Este folclore está e se desenvolve entre o povo e nas sociedades naturais, mas não permanece nesses meios, chegando também à sociedade, influi nas camadas eruditas e ainda se estende como inspiração, nas letras e nas artes.

O folclore retém a mentalidade do povo, a singeleza de seus costumes ancestrais, é o denominador comum entre o “ontem” e o “hoje” para a continuidade empós o “amanhã”. Portanto, um Festival de Folclore, nas dimensões do que acontece aqui, em nossa cidade de Olímpia, merece nosso respeito, pois é através dele que conhecemos o Brasil todo, suas raízes culturais, seus problemas socioeconômicos, sua religiosidade, costumes que remontam a origem ignorada pelos próprios continuadores.

O rico folclore brasileiro é apresentado em Olímpia há quase 50 anos e, a cada ano que passa mais se aprende sobre o Brasil, mais se admira nosso homem simples e inculto, dentro de sua “vasta cultura” transmitida de pais para filhos.

Olímpia, CAPITAL NACIONAL DO FOLCLORE, durante sua Festa Maior, é como grandes capitais, encontramos gente de todo o Brasil que vem mostrar em cada manifestação folclórica, o seu retrato.

Venha participar das coisas do povo! Venha ver de perto o nosso folclore, o nosso Festival!


Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça