Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Quase 90 grupos de 14 Estados estão confirmados - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Quase 90 grupos de 14 Estados estão confirmados
05/08/2009


Assim como em todos os anos o Batalhão de Bacamarteiros, realiza suas apresentações no maior evento folclórico do Brasil...

O 45º Festival Nacional de Folclore (Fefol), com abertura para o próximo sábado (8), no Recinto dos Festivais de Olímpia (Praça de Atividades Folclóricas “Professor José Sant’anna”), tem a presença garantida de 14 Estados brasileiros. Serão 54 grupos, entre folclóricos e parafolclóricos, e mais 34 companhias de Folias de Reis que virão para o Encontro programado neste final de semana do Festival, dias 8 e 9, totalizando, assim, 88 grupos que estarão presentes em Olímpia nesta edição do Fefol.

A informação foi confirmada na manhã de terça-feira (4) pela coordenadora dos Festivais de Olímpia, Maria Aparecida de Araújo Manzolli, após receber as planilhas de confirmação e de custos. “Estou satisfeita com os resultados que a comissão organizadora do 45º Festival está obtendo até agora”, disse Cidinha Manzolli.

Segundo ela, a presença de 14 Estados e quase 90 grupos, contando com o Encontro de Folias de Reis no último final de semana do evento, “é sinal de que estamos trabalhando afinados com o ideal do criador do Festival, saudoso professor José Sant’anna, ou seja, preocupados com qualidade dentro do que se espera de um verdadeiro evento que enaltece o folclore brasileiro, por isso sempre enfatizamos que esta edição será o retorno às origens, o divisor de águas na história do Fefol”.

OS ESTADOS E OS GRUPOS
Os 14 Estados confirmados para esta edição do Festival Nacional de Folclore de Olímpia – com os respectivos números de grupos folclóricos e parafolclóricos que virão – são os seguintes: São Paulo (35, sendo 16 de Olímpia), Minas Gerais (5), Sergipe (3), Pará (3), Goiás (2), Maranhão (2), Paraná (1), Rio Grande do Sul (1), Bahia (1), Amapá (1), Santa Catarina (1), Mato Grosso (1) e Rio Grande do Norte (1).

“Fico feliz por Olímpia ser a campeã em número de grupos participantes, são 17 no total, um fato histórico para o Festival, principalmente pelo fato de, nesta edição, a cidade-sede ser a homenageada no cartaz, anuário e programação”, comentou Cidinha Manzolli. A cada cinco anos, a cidade-sede volta a ser homenageada, conforme vem ocorrendo nos últimos tempos na história do Fefol.

De Olímpia os grupos participantes são os seguintes: Terno de Congada de Fitas, Companhia de Reis Lapinha de Belém, Companhia de Reis Magos do Oriente, São Gonçalo, Companhia de Reis Viajantes de Belém, Companhia dos Três Reis magos do Oriente a Caminho de Belém, Companhia de Reis Fernandes, Grupo Folclórico Terno de Moçambique São Benedito, Companhia de Santos Reis Estrela da Guia, Companhia de Santos Reis Caminho de Belém, Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, Grupo de Danças Parafolclóricas Cidade Menina Moça (Godap), Associação Cultural Anastasis, Companhia de Reis Os Mensageiros da Paz, Companhia de Reis Filhos de Maria e Grupo de Dança Folclórica Raízes de Olímpia.

Do interior paulista: Companhia de Reis Baiana e Companhia de Reis Carioca do Extremo Norte, de Bebedouro; Grupo Folclórico Campinense, de Campinas; União Folclorista São Benedito do Belém, de Taubaté; Caiapó Mata Adentro, de São José do Rio Pardo; Congada de Sainha Irmãos Paiva, de Santo Antonio da Alegria; Samba Lenço, de Mauá; Grupo Moçambique São Benedito Azul e Branco, de Guaratinguetá; Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi, de Guarujá; Congada Marinheiros de Franca, de Franca; Companhia de Reis Tradição Irmãos Rosa e Amigos da Palestina, de São José do Rio Preto, Congado de São Benedito, de São Sebastião, Moçambique O Manhoso, de Ibiraci, Jongo de Piquete, de Piquete; Fandangos de Chilena dos Irmãos Lara, de Capela do Alto; Congado Rosa de Atibaia, Atibaia; e, Batuque, de Piracicaba.

De Minas Gerais, os grupos confirmados: Companhia de Santos Reis, e Congada Os Marinheiros e Companhia de Santos Unidos dos Marinheiros, de Itaú de Minas; Terno de Congada Chambá e Terno de Moçambique Diamante, de São Sebastião do Paraíso; e, Companhia de Dança Folclórica Centro das Tradições Mineiras, de Cataguases.

De Goiás, Terno de Congo Congregação do Rosário e Vilão Santa Ifigênia, de Catalão. De Sergipe, Parafusos – Samba de Coco – Samba de Roda, de Lagarto, Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros, de Carmópolis, e Samba de Pareia, de Laranjeiras. Do Paraná, Grupo Fogança, de Maringá. Do Rio Grande do Sul, Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Potreiro Grande, de Tramandaí.

Do Pará, Balé Folclórico da Amazônia e Grupo Parafolclórico Sabor Marajoara, de Belém. Da Bahia, Zambiapinga, de Nilo Peçanha. Do Amapá, Associação Folclórica e Cultural Raimundo Ladislau O Monabaixo do Laguinho, de Macapá. De Santa Catarina, Grupo Boi de Mamão, de Florianópolis. De Mato Grosso, Mascarados, de Poconé. E, finalmente, do Rio Grande do Norte, Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina.

Segundo informa a coordenadora dos festivais, Cidinha Manzolli, os custos da vinda desses grupos foram fechados “e tudo se encontra em ordem, graças a Deus, vamos trabalhando as diversas fases do 45º Festival para que o público aprecie um dos melhores festivais nacionais já realizados em Olímpia”. Além dessa relação oficial de grupos, como sempre ocorre no Fefol, outros grupos podem aparecer em cima da hora, sem confirmação, mas aí, como explica a coordenadora, “eles poderão participar de outras atividades, como o desfile do último dia, mas haverá o risco, já que não confirmaram, de não se apresentarem no palco principal”.

PARQUE E BARRACAS
O movimento de montagem do parque de diversões (do mesmo grupo que tradicionalmente está presente no Fefol) e de barracas está intenso na Praça de Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna. Segundo a coordenação do Festival, o cronograma “está dentro do planejado” nesses últimos dias que antecedem a abertura, dia 8.

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça