Festival do Folclore - Olímpia-SP
Notícias
 
Versão para Impressão - Clique AquiVoltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
Núcleo de Ação Cultural faz avaliação positiva das ações desenvolvidas - Festival do Folclore - Olímpia-SP
Núcleo de Ação Cultural faz avaliação positiva das ações desenvolvidas
26/03/2009

O Núcleo de Ação Cultural Vale do Rio Grande, da Comissão Paulista de Folclore, fez esta semana uma avaliação positiva das ações ocorridas nos três primeiros meses do ano, considerando muito importante o apoio da comunidade e suas instituições, em especial aos grupos de cultura tradicional e de projeção. Assim, reafirma suas metas de apoio aos grupos de tradição e a preservação e manutenção dos saberes e significados da tradição popular e que isso contribua para a manutenção dos ideais lançados há quase meio século pelo folclorista e professor José Sant’anna. Apoia ainda a cultura de paz implantada em janeiro e deseja que seja uma bandeira de todos aqueles que amam o folclore, cada um a sua maneira, mas dentro desse espírito do partilhar na construção do bem comum.

Entre as ações desenvolvidas este ano, apesar de divulgado amplamente, vale lembrar a efetivação do Núcleo em Olímpia, com Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida e entrega de mais de 100 títulos, em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Comissão Paulista de Folclore e diretor artístico da Abaçaí Cultura e Arte, Toninho Macedo, a vice- presidente da comissão, Neide Rodrigues Gomes, e a coordenadora de Folclore de Atibaia e membro efetivo da Comissão Paulista de Folclore, Lilian Vogel. Outros títulos serão entregues em outra oportunidade a todos aqueles que ainda não receberam e que também são merecedores dessa homenagem.

Outra ação importante do Núcleo é a participação direta no apoio ao Festival Nacional de Folclore, integrando o Grupo de Trabalho do Fefol, cujo objetivo é apresentar um projeto de reestruturação cultural do evento, principalmente na parte conceitual, há muito desviado de suas formulações iniciais.

Destaque também para o evento do ‘plantio’ da Bandeira da Paz, realizado na sede da Secretaria da Educação. Na oportunidade Toninho Macedo entregou a bandeira à secretaria da Educação Eliana Bortoloncelo, eleita guardiã simbólica e que, em conjunto com a comissão pastoral da Igreja de São João Batista, ficou responsável pelo movimento de Cultura de Paz em nosso Município.

E, finalizando, o Núcleo de Ação Cultural Vale do Rio Grande participou efetivamente do projeto desenvolvido pelo município, que concorre ao edital de modernização de museus publicado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Andresa Maieiros
Jornalista/Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olímpia
Administração 2009/2012

Mais Notícias
25/03/2017 :
Primeira Reunião Efetiva para Realização do 53º FESTIVAL DO FOLCLORE
16/08/2016 :
Festival do Folclore encerra 52ª edição anunciando homenageado de 2017
04/08/2016 :
52º Festival do Folclore será transmitido AO VIVO pela internet
03/08/2016 :
Minifestival receberá grupos e escolas durante o dia no 52º FEFOL
15/07/2016 :
Vila Brasil mantém programação com violeiros e quitutes do Fundo Social
Outras Notícias 

 

 

 

52ª Edição
   
Menu - 51º Fefol
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

       
 
 
 
 
Festival do Folclore
 
  OlímpiaWeb - Clique e Conheça